Apresentação

 

Tema: Veículo de comunicação interno e externo (Agentes de Viagem)

Definição: Revista Institucional – REXPRESS

Empresa: REXTUR VIAGENS E TURISMO LTDA

O veiculo de comunicação empresarial é uma das maneiras que a instituição tem para fortalecer seu relacionamento com o público interno e externo, o qual visa atingir com a publicação da revista REXPRESS. A intenção é obter resultados mais eficientes na comunicação e ação realizada por meio da criação de um veículo próprio de comunicação.

 

Missão

Produzir uma revista institucional bimestral tendo como missão desenvolver a comunicação entre os clientes e todas as áreas da empresa escolhida. Fixar nos colaboradores, missão, visão e valores da empresa, além de identificar as necessidades da organização e desenvolvê-las através da comunicação.

 

Esse trabalho se propõe a fazer com que todos os colaboradores, mesmo diante do corre-corre de seu departamento, passem a conhecer todos os setores e o que cada um realiza para que se cumpra o interesse geral da empresa. Além de fazer com que tenham uma comunicação mais amigável e calorosa identificando cada colega e o cargo que ele ocupa.

 

O desenvolvimento da revista busca estimular ao público interno o hábito de observar e participar da comunicação da empresa, através de críticas, divulgação e sugestões de assuntos que possam ser de interesse da maioria. E para o público externo fornecer informações necessárias para que não percam tempo nem dinheiro e com isso adquiram mais agilidade em seus negócios e a confiança mútua dos seus clientes.

 

A inspiração em abordar o tema Jornalismo empresarial e criar uma revista para ambos os públicos interno e externo veio da pretensão das integrantes deste grupo acadêmico em trabalhar na área. E principalmente na busca por demonstrar a importância de um departamento de comunicação e assim mostrar a seriedade de um veículo de comunicação na empresa.

 

1. Definição do público-alvo

 

O público-alvo da REXPRESS é composto pelos colaboradores e clientes da empresa:

·         Internos: profissionais ligados á entidade (colaboradores e seus familiares)

·         Externos: por clientes (Agência de viagem)

 

2. Objetivo

 

·         Desenvolver a comunicação entre todas as áreas da empresa.

·         Apresentar ao público de uma forma atraente a missão da REXTUR que é fazer da distribuição ao agente de viagens o seu maior objetivo. Tendo como visão a busca constante de alcançar as expectativas dos seus clientes, estabelecendo uma relação de comprometimento e garantindo resultados e satisfação.

·         Mostrar de uma nova forma a comunicação entre empresa, colaborador e clientes.

·         As posições da entidade quanto a fatos de destaque nas áreas públicas, associações, sociedades, saúde, tecnologia e outras. Relevantes ao nosso público.

·         Atividades internas e sociais da instituição, promoções e eventos.

·         O entretenimento entre o público e a empresa vai acontecer por meio de uma revista institucional, onde estarão presentes: entrevistas, Imagens, opinião, divulgação, entre outras coisas.

 

3. Projeto editorial

 

O projeto editorial tem como objetivo criar uma personalidade própria para a revista REXPRESS, identificando e interagindo com o público. Através de lês foram definidos itens:

Þ    Para cada edição da revista será realizada uma reunião de pauta, com representantes da empresa e das jornalistas responsáveis.

Þ    As pautas vão atender ao objetivo da publicação, com assuntos definidos de acordo com o interesse do leitor.

Þ    Para a redação das matérias. Será usada a linguagem jornalística de forma clara, concisa e direta. Termos técnicos serão explicados para facilitar a compreensão de todos.

Þ    Periodicidade bimestral.

As seções fixas vão facilitar o acesso do leitor às informações, procurando aumentar o interesse pela publicação. A distribuição dos assuntos e colunas devem ser iguais, tanto para atender as necessidades do público interno com externo. As páginas devem seguir mais ou menos essa estrutura:

 

CAPA-Contendo cabeçalho com nome da revista, data de publicação, chamadas algumas seções, uma manchete acompanhada de um pequeno texto com dados mais relevantes sobre o assunto, foto-legenda para a segunda matéria em destaque na edição.

PAGINA 2- Será destinada a opinião, contendo editorial e expediente.

PAGINA 3 – Deve ser destinada a uma grande/ boa reportagem.

PAGINAS CENTRAIS – Serão distribuídas as editorias: Educação, saúde, tecnologia, entretenimento, lazer, Institucionais, cotidiano e social. Entenda melhor assuntos referentes:

·         Institucional – Rotina da empresa (cursos, palestras, visitas, expansão da empresa, entrevistas com colaboradores e direção, funcionamento de departamentos, etc).

·         Educação – Comportamento, higiene, segurança.

·         Saúde – Exercícios laboral, etc.

·         Tecnologia – serviços, aparelhos, programas.

·         Entretenimento – Busca entreter, divertir e satisfazer as necessidades psicofísicas do leitor. Palavras cruzadas, charge, passatempos.

·         Sociais – festas, promoções, habilidades dentro da empresa, etc.

·         Lazer – Dicas de parques, cinema, livros, etc.

·         Cotidiano – Nem sempre está ligada à empresa: cidade, recantos, paisagens e questões do mundo externo.

 

Os assuntos que poderão ser abordados:

Foram escolhidos pelas estudantes que realizam este trabalho (jornalista) juntamente com o presidente da REXTUR, Luciano S. C. Guimarães e colaboradores.

Os assuntos mais votados na pesquisa serão divididos por editorias e vão compor o conteúdo final. (anexo resultado da pesquisa)

 

4. Projeto gráfico

 

Em anexo dispomos do boneco, esboço do projeto gráfico para a revista REXPRESS, página por página, apresentação dos cabeçalhos das páginas.

Trata-se apenas de um esboço, para visualização da proposta apresentada, que será elaborada mais detalhadamente de acordo com as necessidades.

Formato

Revista institucional

Formato: A4.

Papel: Reciclado

Linguagem: Fácil entendimento, o mais próximo do leitor, textos curtos com aproveitamento do espaço.

Espaços: Procurando ocupar 60% a 70% de texto e 30% ou 40% de ilustrações e espaço em branco.

 

Reportagem e matérias

Trabalho de campo: conversar com colaboradores, diretoria, proprietários e profissionais não ligados à empresa, mas que irão colaborar com matérias.

As matérias serão escritas e publicadas com criatividade e dinamismo e nelas devem constar:

·         Entrevistas

·         Fotos

·         Eventos

·         Entretenimento

 

Créditos:

Para todos os envolvidos na realização deste trabalho.

 

·         Colaboradores

·         Direção

·         Repórteres

·         Entrevistados

·         Charge

·         Entrevista

 

5. Responsabilidades

 

Divisão de tarefas:

Fabiane: Editora, jornalista, pauteira,arte gráfica.

Juliana: Fotografa, jornalista, criação, pauteira.

Silvaneide: Fotografa, jornalista, criação, pauteira.

 

6. Recursos necessários e custos

 

Para a execução da revista proposta, estará em exercício as três jornalistas já citadas e será necessário, contratar um diagramador para ajudar na finalização da produção. Os valores dos honorários, custos impressão, e outros não foram calculados precisamente. Por isso encontram-se em anexo valores que merecem melhores pesquisas.

 

Detalhamento

Para a elaboração da revista o grupo vai se empenhar nas pesquisas e visitas à empresa. Além de reuniões constantes para o desenvolvimento de projeto, planejamento, definição de pautas, divisão de tarefas e revisão de todo o trabalho realizado.

A equipe integrada por Fabiane Cruz, Juliana Menezes e Silvaneide Duarte também vai se preocupar em não exceder as datas de faseamento estipulada para o desenvolvimento do trabalho.

As entrevistas, fotos e pesquisas serão realizadas pelas integrantes do grupo. Já a diagramação terá a participação de um profissional que deve nos auxiliar no produto final deste trabalho, a REVISTA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s